sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O desinformante

Bom e sem-graça

Direção: Steven Soderbergh
Título original: The informant!
Duração: 108 min
Idioma: Inglês
Lançamento: Out/2009

Com O desinformante, o blog dá início a uma série de 13 "microcríticas" (impressões principais, sem muita análise) com o intuito de acabar com uma pilha de filmes assistidos há tempos cujas críticas foram sendo procrastinadas repetidamente. Logo, logo, voltaremos a nossa programação normal...

Traffic, indicado ao Oscar de melhor filme em 2000, é o meu recorrente exemplo de um "ótimo filme chato", aquele que você consegue perceber que é um ótimo filme, mas só continua assistindo até o final com muita dedicação. Não foi por acaso então que essa classificação me veio à cabeça durante O desinformante, afinal, como descobri há pouco, os dois são fruto da mente do mesmo diretor, Steven Soderbergh (Erin Brockovich, Solaris).

A estória "baseada em fatos reais" de fraude e corrupção de O desinformante tem seu apelo e o fator "documentário" com empresas e entidades governamentais sendo citadas abertamente dá um toque especial a ele. Um outro aspecto positivo é que Matt Damon consegue fazer um típico colarinho-branco crível e simpático, ainda que fique sempre a impressão de que um ilustre desconhecido do tipo J.C. Reilly ou William H. Macy encaixariam-se com menos atrito no papel. A execução é muito competente, som, iluminação, edição e todos os outros fatores técnicos estão perfeitos. 

Ainda assim, por algum motivo que não sei explicar, ele não empolga, não entretém e não se destaca.

É bom sim, mas ao mesmo tempo é chato e não dá para recomendar... Vai entender.

Nenhum comentário: