sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Incêndios


Velha e maldosa expectativa

Direção: Denis Villeneuve
Título original: Incendies
Duração: 130 min
Idioma: Francês / Árabe
Lançamento: Fev/2011

Mesmo com os prêmios que levou pra casa, Incêndios não me despertou muito a curiosidade na época de seu lançamento. Talvez tenha sido a sensação de que fosse mais um daqueles filmes que ganha o amor da crítica mais pelo contexto histórico-sócio-econômico do que pelo seu valor como narrativa e cinema em si. Ou talvez tenha sido a dobradinha oriente médio-guerra religiosa que é mais feijão-com-arroz do que nordeste-miséria, rio-favela ou filme histórico brasileiro-ditadura. Isso não importa...

O que importa realmente é que fiquei impressionado com a quantidade de amigos que vieram espontaneamente me recomendar o filme, sempre acompanhando a dica com um "muito bom", "fantástico" ou "impressionante". Não dava para não ver depois de tanto aplauso e obviamente já não dava mais ver sem muita expectativa.

O filme realmente é bom ou, pelo menos, interessante, mas está longe da expectativa que criei para ele. Acreditei, principalmente pela qualidade da opinião dos amigos que o recomendaram, que ele teria uma abordagem fresca sobre a questão religiosa, ou uma narrativa inovadora ou um roteiro extremamente original. Incêndios infelizmente não tem nada disso, mas ao menos tem boas atuações e um roteiro sólido, ainda que apelativo.

O filme tem bons momentos de tensão, mas na maior parte do tempo uma narrativa fraca entrega antecipadamente e sem efeito os principais trunfos que tem na manga. As grandes viradas do filme são telegrafadas em cenas anteriores e fica um pouco constrangedor a formalidade e tom solene dos momentos de revelação que usualmente só confirmam o que o expectador já tinha tido tempo para absorver. 

Contudo, o ponto mais fraco do filme é o conjunto de coincidências ou os mecanismos do "destino" que são o cerne, o âmago do roteiro. Por demais inverossímeis, ainda que possíveis, a confluência de acontecimentos que abrem e fecham o filme é exagerada, apelativa e ainda me deixou com uma sensação de "já vi isso antes" (ainda que não tenha conseguido identificar onde). Menos certamente teria sido mais nesse caso.

Enfim, Incêndios leva uma recomendação um pouco melhor (4 de 5) do que mereceria pela experiência proporcionada porque foi prejudicado pelas altas expectativas que me criaram recomendações anteriores. Sem elas, no entanto, eu provavelmente nem o teria visto e acho que ele é muito melhor do que muitos filmes que acabei decidindo ver ultimamente.

Nenhum comentário: