quinta-feira, 21 de abril de 2011

Sobrenatural

Os erros superam os acertos

Direção: James Wan
Título original: Insidious
Duração: 103 min
Idioma: Inglês
Lançamento: Abr/2011

Porque é tão difícil conseguir bons filmes de terror hoje em dia? Esgotaram-se as boas idéias? O gosto do público se alterou e com eles os filmes?

Sobrenatural até começa bem e garante pelo menos uns quarenta minutos tensos, com velhas idéias conhecidas, mas ambientação bem executada e uma pitada de novidade sobre um artifício batido para arrematar. Fugimos um pouco do conceito puro e simples da casa assombrada para algo similar, mas que traz algumas possibilidades novas. As cenas são bem executadas, bom uso dos sons, de câmeras, sombras e luz e conforme a tensão vai aumentando.

E então, quando tudo parecia caminhar para um "fantástico", chegamos à meia hora final e o filme descamba para uma comédia tosca, mesmo que essa não tenha sido a intenção dos diretores. Ainda enquanto o filme navegava por águas sombrias e o demônio ou algo similar escondia-se nas sombras do teto (muito boa a idéia), foram introduzidos elementos cômicos totalmente desnecessários e que eram apenas o prenúncio para as vergonhosas cenas que viriam depois.

Sei que pode parecer loucura, mas vale a pena assistir até aproximadamente cinquenta minutos do filme, desligar e inventar o seu próprio desfecho - o que não vale é de maneira alguma aguentar a parada de clichês e figurinos ridículos do terço final dessa palhaçada. 

Espero que Rose Byrne (Damages) e Patrick Wilson (Watchmen, Pecados Íntimos) tenham trocado de agente depois de terem acabado com essa pequena bomba no currículo.

2 comentários:

Renata Cavallieri disse...

nossa, estou carente de filme de terror BOM! ultimamente so tem lançado porcarias... uma pena porque esse é meu gênero favorito de filme! se souber de algum bom recente me avisa?

Rodrigo Zago disse...

Realmente, achar um filme de terror bom é sempre complicado... Também sou fã do gênero, mas ultimamente há pouco que preste.
Alguns relativamente recentes que gostei: Silent Hill, O orfanato, REC, Extermínio (I e II) e A epidemia