sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Cloverfield - Monstro

O monstro de Blair

Direção: Matt Reves
Título Original: Cloverfield
Duração: 90 min
Idioma: Inglês
Lançamento: fev/08

Godzilla com uma câmera na mão - isso é tudo o que é necessário saber sobre Cloverfield - Monstro. É um filme na linha de A bruxa de Blair e Diário dos mortos só que ao invés de fantasmas e zumbis, temos um monstro gigante. É cinema-catástrofe na versão "primeira pessoa" - A grande diferença entre esse e os outros dois, é que é temos muito menos suspense, mas muito mais explosões, prédios desabando e outras catástrofes hiperbólicas.

O mundo está acabando, vamos todos morrer... então pegue a câmera e comece a rodar! Obviamente o grande problema de Cloverfield é o mesmo que, talvez até em menor quantidade, acometia A bruxa de Blair: por que diabos alguém estaria segurando a câmera ligada mesmo em uma situação de vida e morte? Porém, na maior parte do filme, o roteiro consegue te convencer que, se não provável, pelo menos não é de todo impossível.

A parte inicial em que você aprende sobre os personagens demora um pouco mais do que o necessário, principalmente porque os personagens não são particularmente interessantes - um deles é simplesmente irritante demais e parte da graça do filme é ficar esperando pelo momento em que ele seja esmagado, ou destroçado em uma explosão. Aliás, é provavelmente isso é que impede o filme de ser muito mais grandioso - a total falta de profunidade dos personagens.

O filme acerta em alguns pontos essenciais, especialmente para filmes de monstros: não explique muito e mostre o mínimo possível de seu monstro (vide sucessos como Tubarão, Abismo Profundo, Alien etc.) e consegue (excluindo-se os primeiros vinte a trinta minutos), manter o nível de tensão no máximo. Não é cinema-cabeça (apesar de algumas infelizes referências gráficas ao terror do 11 de setembro) e cumpre decentemente o objetivo de entretenimento sem muito cérebro e com um mínimo de criatividade.

Nenhum comentário: