sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Os normais 2 - A noite mais louca de todas

Melancólico Adeus

Direção: José Alvarenga Jr.
Título original: Os Normais 2 - A noite mais louca de todas
Duração: 75 min
Idioma: Português
Lançamento: Ago/2009

Séries dramáticas geralmente morrem pelo excesso - quando os mesmos personagens continuam a cada temporada tendo que sofrer por eventos cada vez mais trágicos, essas séries perdem o contato com a realidade e o público perde o interesse. Comédias, por sua vez, acabam perto do fim embarcando na risada fácil - na "casca de banana" - e esquecem que os que a fez boas no começo era a naturalidade e a genialidade da comicidade inerente a seus personagens ou a seus intérpretes. Friends, Will & Grace, Frasier, todas seguiram o mesmo triste caminho, sendo no final apenas uma sombra do que foram no começo. 

A série Os Normais também não conseguiu escapar a essa sina e o segundo filme que a segue é a prova dessa fatalidade. Lá no início, as risadas vinham fácil quando Vani e Rui estavam simplesmente conversando na cama - atores fantásticos com timing perfeito para entregar diálogos geniais. As situações inverossímeis já estavam lá, mas elas acabavam se integrando naturalmente às interações dos personagens.

Anos depois, em Os Normais 2, o que restou foi um roteiro justamente centrado nessas situações, abusando de sexo, drogas, quedas, desencontros forçados etc. E o casal protagonista luta por um momento de descanso para efetivamente fazer o que sabem fazer de melhor. A razão risada/minuto caiu para níveis mínimos nesse filme, mas estão lá ainda, com alta concentração em uma ou duas cenas. Infelizmente, passado o riso, fica um gosto amargo e melancólico ao entender tudo que poderia ser e não foi - melhor ter ficado com a lembrança de Vani e Rui como nós os conhecemos lá atrás.

Nenhum comentário: