sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Na mira do chefe

Tarantino em Bruges


Direção: Martin McDonagh
Título Original: In Bruges
Idioma: Inglês
Lançamento: Out/08

Em um esquema meio Cães de Aluguel de Tarantino, o toscamente entitulado "Na mira do chefe" é uma comédia onde o humor nasce nervosamente da violência inesperada, do absurdo das situações e da aparente incoerência e complexidade de suas personagens. Essas personagens são psicopatas com código de honra deturpados, idiotas sem direção na vida ou simplesmente "estranhos", como o anão racista ou a traficante maluca.

O filme segue marcado pelo contraponto entre os pontos de vista dos personagens de Farrell e Gleeson e os traumas e feridas de cada um deles. Depois de um serviço mal-sucedido em Londres, Ray e Ken são enviados pelo chefe Harry para Bruges, pequena cidade turística da Bélgica, para se esconder e aguardar os próximos passos.

É difícil saber se o filme é uma propaganda do departamento turístico da Bélgica ou não, porque ainda que a câmera vague pelas belas atrações da cidade e filme tudo com os olhos cultos e respeitosos de Ken (Gleeson), no fim é Ray (Farrell) quem faz a "narração" e a classifica como o "um lugar que ele até gostaria se tivesse nascido, não em Dublin, mas numa fazenda (e fosse retardado)".

Colin Farrell segue a mesma toada (que funciona) de suas interpretações em O sonho de Cassandra e Uma casa no fim do mundo, Gleeson está bem como o agente mais velho e sábio e Fiennes como sempre entrega uma ótima performance como o chefe psicótico.

Um filme barato de poucas locações e poucos personagens, com um bom roteiro e boas atuações e um resultado final bem interessante.

Nenhum comentário: