quinta-feira, 24 de junho de 2010

Estréia: Rookie Blue

McNallys' Anatomy

Não me surpreendi em nenhum momento sequer durante a estreia de Rookie Blue na ABC. Não vou me surpreender nos próximos episódios também, porque não pretendo continuar seguindo a série. E não me entenda mal, ela não é ruim. É muito bem produzida, os diálogos seguem perfeitamente o manual e todos os elementos narrativos que você espera de uma série policial ou dramática estão lá. Então, se é isso que você está procurando, Rookie Blue entrega satisfatoriamente.

A estória segue cinco policiais novatos genéricos em seus primeiros dias de trabalho em uma delegacia genérica de uma cidade genérica. O elenco parece ter descido para o set de gravação direto das passarelas da São Paulo Fashion Week. Todos, sem exceção, são bonitos, especialmente a protagonista Missy Peregrym. Vale deixar claro que não são atores ruins, ainda que nenhum tenha demonstrado também qualquer capacidade dramática mais elevada (não que o roteiro tenha exigido muito). O problema é que o realismo passou ao largo. Nem por um segundo a delegacia se parece com uma delegacia ou os atores se parecem com policiais.

Quanto ao roteiro, imagine uma cena inicial em que você apresenta os personagens de forma que pareça que você já está seguindo a história. Um deles chega muito antes dos outros e já vai se apresentando empolgado para o serviço para um policial mais antigo e cínico que desdenha da energia do novato; outro chega de bicicleta, porque é isso que os liberais que adoram bandidos fazem, outra se esconde no carro quando um deles passa porque estava beijando um veterano, e a protagonista chega atrasada, toda estabanada no final. Pronto, você praticamente já sabe tudo que precisava sobre os personagens, nada vai mudar nos próximos quarenta minutos. Eles serão os estereótipos que pareciam ser.

A maioria dos momentos dramáticos é telegrafado. Quando a mocinha corre atrás de um suposto bandido e parece que está mandando muito bem, você sabe que aquilo vai dar errado. Quando você descobre que o bandido era um policial disfarçado, você sabe que ele vai virar o interesse romântico dela logo, logo. Quando você descobre algum dado sobre a vítima, você sabe que o caso está relacionado a ela e não ao bandido, etc.

Porém, o mais irritante mesmo é ver a versão policial de McDreamy e McSteamy de Grey's Anatomy. Os dois são policiais veteranos, sendo que um é bonito, bonzinho, sensível e apóia a heroína. O outro é um bad boy, tem atitude e vive às turras com ela. Quem será que vai ficar com McNally? Quem se importa?

Rookie Blue é bem produzida, mas é completamente desnecessária e não tem nada que a diferencie de outras séries. A única boa notícia é que fãs de Grey's Anatomy passam a ter mais uma opção agora: quando ficarem cansados do ambiente hospitalar, podem conferir o que está acontecendo com as mesmas personagens quando elas estão trabalhando na delegacia. Assim como The Deep End, o Grey's Anatomy dos tribunais que mal sobreviveu a uma midseason, é difícil acreditar que essa vá muito longe também.

Nenhum comentário: