terça-feira, 22 de junho de 2010

Memphis Beat S01E01 - "It's alright Mama"

Na batida (quase) perfeita

Se não por outro motivo, Memphis Beat vale uma conferida somente pela trilha sonora calcada em blues e rock como os de Elvis, Rufus Thomas e Sam Cooke. A série estréia no midseason da TNT no midseason com Jason Lee (o Earl de My name is Earl) no papel de um policial exótico que personifica o "rei do rock" nas hora vagas e prefere seguir seus instintos aos procedimentos forenses.

Assisti esse piloto logo depois do nada original Rookie Blue e o choque de qualidade talvez tenha me deixado mais propenso a falar bem dessa série do que talvez ela mereça. De qualquer maneira, além da trilha sonora, o outro destaque fica por conta da verdadeira protagonista: Memphis. O primeiro caso de Dwight Hendricks (Lee), por exemplo, envolve uma grande estrela da era do rádio que supostamente faz parte da "alma" da cidade.

Personagens pitorescos, sotaque sulista peculiar, belas tomadas aéreas da cidade, locações em pontos turísticos, tudo está lá para fazer Memphis brilhar. Ainda que não seja tão diferente assim do que estamos acostumados, porque afinal de contas ainda estamos falando dos Estados Unidos, pelo menos não é uma figurinha carimbada como Los Angeles, Nova York, Miami etc. Há um sabor e, principalmente um som, todo especial sobre Memphis.

Além disso, os diálogos tentam ser um pouco menos "by-the-book" que no caso de Rookie Blue, ainda que acabem um pouco exagerados e forçados. Busca-se um caráter  "único" para as personagens e não uma caricatura genérica (e ao menos aqui, policiais minimamente parecem policiais), só que tudo acaba teatral demais, principalmente na atuação de Jason Lee. O ator parece estar o tempo todo consciente de que está atuando e você sente que às vezes ele está parodiando sua própria personagem, algo que funcionava muito bem no nonsense de My name is Earl, mas que atrapalha em um contexto mais sério como o de Memphis Beat.

A nova série da TNT tem um clima legal, é divertida, tem bom elenco e bastante potencial. Ainda falta muito, no entanto, para encontrar a batida certa no roteiro e no tom das personagens, mas em uma cidade com filhos como Jonny Cash e Otis Redding, achar o ritmo não deve ser tão complicado.

Nenhum comentário: