quarta-feira, 12 de maio de 2010

Avengers: The Initiative #31-35

Laboratório de Personagens

Editora: Marvel Comics
Publicação: Fev-Jun/10
Roteiro: Christos Gage
Arte: Rafa Sandoval (#31), Mahamud Asrar (#32) e Jorge Molina (#33-35)

Títulos protagonizados por personagens menos "icônicos" das grandes editoras geralmente conseguem arriscar mais e aproximar-se minimamente dos quadrinhos "alternativos", mesmo trabalhando dentro do mesmo universo dos "carros-chefes". Alguns bons exemplos são X-Factor de Peter David, a bizarra X-Force de Peter Milligan ou mesmo Thunderbolts que volta e meia gera algumas pequenas pérolas como essa fase mais recente durante Dark Reign.

Avengers: The Initiative não chega a ser uma obra-prima, mas é, no mínimo, louvável o quanto de caracterização e abordagens diferenciadas Christos Gage conseguiu produzir em um título superpovoado com personagens de segunda (sendo generoso!) categoria. Quando os protagonistas de uma série são Cascavel, Treinador, Constritor, Justiça e Tigresa, você não pode deixar de aplaudir ao menos o esforço.

A grande maioria dos personagens consegue vida e dilemas próprios, alguns deles bem relevantes, como o papel duplo de Cascavel, a sede de vingança de Tigresa, a dúvida de Radical entre a ressurreição de seu irmão e o fim da Iniciativa de Osborn. Todas essas histórias alcançam uma resolução satisfatória e a última edição do título realmente parece uma edição final, o que não acontece com Mighty Avengers, por exemplo.

Sobre essas edições especificamente, como é necessário que o título adapte-se ao que está acontecendo durante Siege, a narrativa às vezes parece truncada, porque vai mostrando flashes de diferentes momentos durante o evento que afetam de uma maneira ou outra os personagens da Iniciativa, estejam eles na batalha em Asgard ou no ataque dos Vingadores Renegados ao QG da Iniciativa. Mas os momentos isolados conseguem valer-se por si mesmos e isso compensa as interrupções no fluxo maior.

Por fim, vale destacar o ótimo trabalho de Jorge Molina nos desenhos das últimas três edições que lembra um pouco o estilo detalhista de George Perez, o qual encaixa-se perfeitamente em uma série com um elenco de dezenas ou centenas de personagens secundários. O título morre aqui, mas Christos Gage continua o bom trabalho agora no novo Avengers Academy, que deve manter o mesmo espírito de laboratório, testando e desenvolvendo personagens novas ou reabilitando personagens que andavam esquecidas.

Nenhum comentário: