domingo, 13 de junho de 2010

Thor #604-606

Batalha épica na Latveria

Editora: Marvel Comics
Publicação: Fevereiro a Março/2010
Roteiro: Kieron Gillen
Arte: Billy Tan

Cyberasgardianos? Sério?

Em certas ocasiões a mistura de universos narrativos completamente distintos acaba gerando aberrações que tiram qualquer ponta de seriedade de uma história. Nesse caso, os universos mesclados são o mitológico escandinavo de Thor e o tecnofantástico do Quarteto e do Dr.Destino. Gillen (substituindo temporariamente Straczynski) tenta criar momentos de intensidade dramática a partir dessa situação, mas não funciona simplesmente porque o conceito em si já é equivocado. 

Colocando de lado esse problema específico no roteiro, vale dizer que Latverian Prometheus, apesar de ser apenas uma cena de batalha estendida por três edições, é uma cena bem executada. Os diálogos são positivamente rebuscados, conferem um ar Histórico à batalha e, como tem sido por toda a atual fase do deus do trovão, conseguem captar a essência dos personagens, em especial Loki, Blake e os Três Guerreiros. 

A única personagem que ainda me incomoda é Balder que continua sendo tratado como um peão, jogado de um lado para o outro e sendo levado pelos eventos, a ponto de até a própria personagem verbalizar o problema. É verdade que essa situação tem sido necessária para que as idéias principais de Straczynski para a série sejam implementadas, mas fiquei decepcionado em ver que a promissora mudança de status da personagem em edições anteriores não foi aproveitada melhor. Continuo a seguir a trama para ver se ainda haverá outras viradas no roteiro que alterem essa percepção. 

Nenhum comentário: