quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Thor v3 #7-12 e Thor #600

Reescrevendo a História

Editora: Marvel Comics
Publicação: Mai/08 a Abr/2009
Roteiro: J.M.Straczynski
Arte: Olivier Coipel e Mark Djurdjevic

Menos formulaicas que as histórias do primeiro arco/encadernado, a mairia das edições desse conjunto focam em aprofundar-se nos personagens, algo não tão comum entre as batalhas épicas e as criaturas fantásticas da mitologia nórdica. Temos um mergulho no vazio existencial de Balder, o desenvolvimento de uma(s) mal-resolvidas relações pai-filho, um passeio pelo desenvolvimento das motivações de Loki etc.

As estórias são muito boas e Straczynski se supera nos diálogos na maioria delas, em especial "Forced Perspectives", a história que foca em Balder, onde temos uma surpreendente revelação junto com uma de muitas alterações drásticas na história dos personagens ao longo dessas edições. Ainda que escritas como se essas mudanças sempre estivessem estado lá desde o princípio, em uma análise mais profunda elas podem invalidar muitas passagens de histórias anteriores (ex. o lento desenvolvimento do ódio de Loki por Thor).

Nenhuma das mudanças é efetivamente problemática se no fim refrescarem essa franquia que já deve estar chegando aos seus cinquenta anos. Straczynski parece gastar boa parte do seu arsenal de idéias novas de uma vez só (a maior parte dessas sete edições contém eventos bastante relevantes) o que nos faz pensar até quando ele vai conseguir manter esse ritmo.

A história com a homenagem ao Capitão América, ainda que tenha alguns pontos altos (bons diálogos e ótimos desenhos), é irrelevante para a trama que vinha sendo seguida e realmente poderíamos passar sem ela.

No conjunto, porém, mais um grande acerto da nova equipe criativa.

Obs.: a série retoma a sua contagem da série original na edição #600 como se volumes 2 (85 eds. ou #503-587) e 3 (12 eds. ou #589-599) fossem uma continuação ininterrupta da mesma.

Nenhum comentário: