sexta-feira, 29 de agosto de 2008

O nevoeiro

O fogo ou a frigideira?

Direção: Frank Darabont
Título original: The mist
Duração: 126 min
Idioma: Inglês
Lançamento: Ago/08

O nevoeiro é uma daquelas raras boas adaptações de livros de Stephen King para o cinema e também mais um acerto de Frank Darabont, mais conhecido pelo seu "Um sonho de liberdade", o qual 9 entre 10 amigos consideram um dos melhores filmes já feitos (ele é muito bom, mas até hoje não entendi o porque dessa quase unanimidade).

O filme pode frustrar na primeira meia-hora porque, novamente, 9 entre 10 entrevistados esperam um tipo de filme e percebem em um dado momento que vão levar outro (eu entre eles). Dentro da política de revelar o mínimo possível por mais irrelevante que seja, abstenho-me de fazer qualquer declaração mais específica, mas você deve saber (ou vai saber) do que estou falando.

O enrendo não exige muito dos atores e, quando o faz, Thomas Jane (Justiceiro, Hung) acaba enfraquecendo uma das cenas mais importantes do filme, mas o ator, assim como o resto do elenco, no geral entrega o esperado. O destaque fica por conta de Marcia Gay Harden (Na natureza selvagem, Meninos e lobos, Oscar por Pollock) na pele de uma fanática religiosa.

No final, o melhor do filme é focar no terror dentro do supermercado tanto ou mais do que no terror fora dele, provocando sustos na mesma medida em que deixa algo para pensar.

Para os fãs de terror, uma ótima pedida!

2 comentários:

Pedro Maia disse...

Ótima crítica. Tenta descobrir como se coloca num blog o botão de compartilhar do Twitter e o "curtir" do Facebook. Abs

Rodrigo Zago disse...

Valeu pelos comentários, Maia!
Vou fazer meu dever de casa assim que tiver um tempo e verificar como colocar essas funcionalidades de umas outras que já me sugeriram.

Quando souber de alguma coisa boa pra eu dar uma checada ou quiser contribuir para o "acervo de críticas" do blog com algum texto seu é só falar!

Grande abraço!