sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Anticristo

Mergulho no inferno

Direção: Lars Von Trier
Título Original: Antichrist
Duração: 108 min
Idioma: Inglês
Lançamento: Agosto/2009

Ao contrário de outros ótimos filmes do diretor, como Dançando no escuro e Dogville em que nossa angústia, medo, ira etc. derivavam das situações apresentadas e não das imagens em si, ou seja, originava-se mais do que você imaginava e não no que você via, Anticristo é efetivamente um filme de terror no nível de você querer desviar os olhos da tela em algumas partes.

Anticristo é feito para chocar e, às vezes, a violência e o sexo (em boa parte delas os dois juntos) atingem níveis gráficos que, para mim, excedem os limites do bom gosto e criam uma repulsa tal que é difícil disassociá-la do resto da projeção.

A carga simbólica é tão pesada e constante que é difícil manter-se conectado a história porque muitas cenas acabam sendo confusas ou você só as entende depois que elas já ficaram para trás há algum tempo. Típico filme que vale a pena sair navegando depois pela net e ler as milhares de análises complexas sobre o significado de cada uma das tomadas.

Mesmo que esse não seja seu passatempo preferido, Anticristo vale a conferida nem que seja para ver a sequência inicial que é de um primor estético sensacional. Tecnicamente um ótimo filme, mas não recomendado para qualquer um e, ainda que você possa passar sem ele, não dá para ficar indiferente quando se assiste.

2 comentários:

Andre disse...

Excelente este filme! Intrigante, mas excelente!

Rodrigo Zago disse...

Realmente muito bom. Ainda que eu poderia ter passado sem nunca ter visto algumas das cenas. Mais um ótimo filme na lista.